BAHIA AQUI É TRABALHO 0919
Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Graciete embarca para participar de maratona na Espanha

    A corredora Graciete Moreira busca índice técnico para disputar as Olimpíadas no Rio de Janeiro


     

    A corredora feirense Graciete Moreira Carneiro embarca na noite de hoje – por volta das 23 horas – com destino a cidade Sevilla, na Espanha, onde vai correr no próximo domingo a Maratona de Sevilla. Esta é a primeira maratona internacional que a atleta disputará e o objetivo é obter o índice técnico para ser uma das representantes do Brasil, na equipe feminina de maratonas que vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

    Nos últimos anos, Graciete vem se destacando em diversas competições que tem participado e as maratonas têm se tornado a sua grande especialidade. Esta trajetória começou em 2010 quando disputou uma prova que consiste em uma prova de 42 quilômetros e 195 metros, na cidade de Londrina/PR e foi a vencedora geral da prova.

    No ano seguinte, disputou a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, sendo a terceira colocada geral e a melhor brasileira colocada na competição que contou com competidores de diversos países do mundo. Ainda em 2011, ela ganhou a Maratona de Porto Alegre e seguiu competindo. Ela já disputou nove maratonas e sempre vem conquistando boas colocações, acumulando assim um bom índice técnico.

    No último mês de outubro obteve a sua conquista mais recente quando foi a primeira colocada geral na Maratona de Recife/PE, quando completou a prova em 2h44min37s. Todos estes resultados a credenciaram como uma das pré-selecionadas para integrar a equipe brasileira feminina de maratonas que vai para as Olimpíadas. Para carimbar a vaga, Graciete teria que participar de uma competição internacional reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como pré-requisito para chegar aos Jogos Olímpicos e por conta disso a atleta vai para Sevilla, onde vai correr no próximo domingo (21).

    POSSIBILIDADE

    Os brasileiros com índice ainda não estão garantidos no Rio 2016, já que há um limite de três atletas por delegação por prova e eles ainda podem ser ultrapassados no ranking nacional até o encerramento do período de obtenção de índices, que varia de 6 de maio de 2016 a 5 de julho de 2016 dependendo da prova.

    Com a classificação dos quatro revezamentos, a delegação brasileira de atletismo já tem 29 atletas, considerando que cada quarteto de revezamento terá um reserva – a CBAt pode aumentar esse número para dois reservas por revezamento. “É justamente nesta questão que estamos nos apegando, ou seja, estamos em busca de acumular pontos para obter então este índice. A maior parte destes atletas conseguiram a qualificação disputando provas fora daqui e Graciete tem que ir por este caminho também”, afirmou Domingos Carlos Alves, treinador da atleta.

    Domingos explica que a disputa de uma maratona na Europa, por exemplo, pode fazer com que Graciete baixasse o seu tempo, equiparando aos demais brasileiros já classificados. “Aqui no Brasil acontecem várias provas, porém os tempos acabam equivalentes porque o clima e o solo variam de região para região, ou seja, um corredor tem um desempenho bom num local, mas não mantem a performance em outra região dentro do próprio país. Por isso é importante a competição fora porque o clima e o solo são uniformes e o corredor bem preparado pode obter bons resultados”, argumentou.

    Com o apoio do Café 2 de Julho, Auto Escola Trindade, Mad Imagem e Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Graciete embarca hoje para a Espanha com a expectativa de obter o índice e assim entrar para a história como a primeira feirense a disputar uma Olimpíada. “A confiança é muito grande e a expectativa é de que ela obtenha este resultado que será por demais importante para a nossa cidade”, afirmou Domingos Carlos.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia