BAHIA AQUI É TRABALHO 0919
Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Preparo físico é fundamental para prática de corridas

    É de extrema importância identificar não só os objetivos de cada um, mas principalmente as necessidades individuais para que possa exercer a modalidade escolhida e um avanço gradativo


    O bacharel em Educação Física e personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, como foco em reabilitação de quadris e joelhos, Marcílio Vieira, chama atenção para a importância de um acompanhamento profissional adequado e ordenado, para que não desencadeie lesões.

    “É importante frisar que com o crescimento da prática de exercícios físicos, nem todos os que o praticam buscam um acompanhamento sistematizado para obter melhores resultados e evitar lesões”, afirma Vieira.

    Segundo o professor, cada pessoa pode apresentar uma ou mais alterações biomecânicas como má postura, alinhamento errado dos joelhos, a forma errada ao pisar e outros fatores que podem prejudicar o desempenho a médio e longo prazo, como dores que possivelmente poderão se tornar lesões, isso se tratando mais especificamente nos casos de corridas e caminhadas.

     

    “São importantes antes de tudo, avaliações físicas e funcionais, independente de serem atletas amadores ou profissionais. Essas avaliações servem para que se trace uma planilha personalizada para cada caso com seu resultado avaliativo, ou seja, uma carga de exercícios e a correção de algum problema de ordem biomecânica identificado para cada pessoa”, afirma.

    De acordo com Marcílio Vieira, é de extrema importância identificar não só os objetivos de cada um, mas principalmente as necessidades individuais para que possa exercer a modalidade escolhida e um avanço gradativo. “A resistência aeróbica, ritmo de passada e cadencia são observadas para que o profissional possa indicar o processo preparatório, as etapas são muito importantes para alcançar os objetivos sem correr riscos”.

     

     

    Para o personal, além da parte física, o fator nutricional está ligado diretamente a um bom desempenho. Ele aconselha a procura um nutricionista desportivo que é o mais indicado para quem pratica esporte, pois ele é quem indicará uma dieta apropriada de acordo com a carga de exercícios que está sendo aplicada, se há uma carga de treino maior, há uma necessidade de uma carga proteica e de carboidratos compatível, o ideal é haja um trabalho multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeuta, educador físico além de outros profissionais.

    Lesões mais comuns

    Sobre a prevenção de lesões, Marcílio cita algumas mais comuns em pessoas que não se preparam adequadamente e desenvolvem. Algumas delas como: a tendinopatia patelar, que se desenvolve através do impacto exacerbado e a biomecânica da corrida errada, a fascite plantar, onde sente-se dores embaixo dos pés, a tendinopatia do calcâneo, devido a sobrecarga de impacto nos calcanhares e a fêmuroacetabular, que atinge a região do quadril e gera uma dor que aumenta com o tempo se não tratada, todas provenientes de impactos , sobrepeso e fatores biomecânicos ,mas que podem ser evitadas com a preparação correta.

     

     

    Sobre as corridas

    “Preparação é tudo, as pessoas não devem se impor a limites muito altos, trabalhando sempre dentro dos suas condições, sendo acompanhados por profissionais que vão ajudar o atleta a identificar esses objetivos e limites”, afirma o educador físico.

    O profissional ressaltou, na entrevista, a importância das corridas promovidas pelo FOLHA DO ESTADO e destaca o nível organizacional. “As corridas como Corrida de Feira e Feira Night Run têm enriquecido a prática do esporte na cidade. Feira de Santana se destaca no cenário de eventos esportivos e isso nos orgulha muito”, finalizou.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia